Qual o seu maior valor?

Uma imagem que vale por mil palavras

Para tudo que fazemos existe um desejo que nos move, certo? Talvez o desejo se expresse na forma de um objetivo mais elaborado. Mas você sabia que por traz desse desejo, menos ou mais elaborado, existe um valor pessoal?! Quem nunca investigou a fundo os seus valores talvez os confunda com suas vontades, metas ou objetivos. É importante saber que um valor é algo mais permanente em nossas vidas, não muda como os nossos desejos ou os objetivos que realizamos. Um valor é parte da essência de quem somos, pois é resultado daquilo que temos como verdade absoluta e sequer percebemos como questionável.

E o que isso tem a ver com uma casa de férias? Tem a ver com tudo que envolve nossas decisões de vida e projetos a serem alcançados. Reconhecer os seus valores individuais é um grande passo de autoconhecimento que o ajudará a fazer decisões melhores na vida, isto é, mais coerentes com aquilo que é permanente em você. Com o sonho de uma casa não é diferente, e por isso reconhecer os valores por traz dessa idéia foi meu primeiro passo para poder torná-la algum dia um sucesso pessoal.

Frase de William Shakespeare

Então, já sabe o que está na raiz das suas vontades? Quais aspectos da vida você valoriza acima de quaisquer outras coisas? Tudo bem, não precisamos ter pressa em nos entender por completo, afinal podemos ter mais camadas que uma cebola! rs… Mas definir os seus valores é um ótimo começo e ajudará muito a orientar suas decisões. Sugiro começar com uma lista dos principais aspectos que fazem parte da sua vida e depois classificar em ordem de importância. Nomeie como preferir… Tente resumir em no máximo 10 itens. Pense nos 5 primeiros como seus principais valores. Reorganize e repense até se reconhecer melhor neles. Uma dica é identificar aquele aspecto da vida que, quando mal resolvido, prejudica muito os restantes. Suas maiores preocupações provavelmente são relacionadas aos seus principais valores. Nesse mesmo raciocínio é possível identificar toda sua hierarquia de valores. Veja abaixo um exemplo, com opções de nomes:

  1. Relacionamentos ou conexão
  2. Valores morais ou consciência
  3. Reconhecimento ou contribuição
  4. Crescimento pessoal ou desafio
  5. Bem-estar ou congruência
  6. Segurança ou controle
  7. Prazer ou variedade
  8. Criatividade ou auto-expressão
  9. Realização ou competência
  10. Amizades ou afetuosidade

Para quem tiver curiosidade de aprofundar no assunto ou entender melhor o conceito de valores indico abaixo um ótimo livro e autor relacionado ao assunto. Só não encontrei a versão em português deste título, portanto deixo registrada mesmo a versão em inglês. “The Charge: Activating the 10 Human Drives That Make You Feel Alive”.  Autor: Brendon Burchard.

Enfim, espero com esse post conseguir ajudar a quem se interessou pela pergunta do título. Deixarei para um próximo a possibilidade de explicar um pouco sobre o meu resumo de valores para a casa de férias e como isso influenciará minhas escolhas de produtos e materiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s